Sem categoria

A Importância do Brinde Útil dentro de uma Estratégia de Marca

Os brindes empresariais ou de eventos, muitas vezes, servem mais como suporte de marca do que propriamente algo útil para quem recebe. E isso é um problema do ponto de vista de marketing, já que o propósito do brinde é criar branding e gerar percepção de marca no médio e longo prazo. Por isso, fazer uma estratégia de brindes adequada é tão importante.

A seguir, entenda mais sobre o assunto.

Dar brinde ainda é uma boa estratégia de marketing?

Dar brinde continua sendo uma boa estratégia de marketing. Mas para isso, é mais do que importante que o coordenador de marketing escolha um brinde que seja, de fato, útil para quem recebe. Caso contrário, não haverá uma boa absorção do brinde dentro da estratégia.

A seguir, entenda alguns pontos importantes sobre o tema.

Precisa ser útil

Um brinde dentro de uma estratégia de marketing precisa, acima de tudo, ser útil. Por exemplo, uma bolsa térmica para brinde pode ser uma excelente alternativa para quem busca unir o útil ao agradável. Ela pode ser usada para várias ocasiões e, ao mesmo tempo, pode carregar a marca da empresa.

A utilidade do brinde deve ser um ponto importante na hora da escolha. Não se deve escolher um brinde só com base em preço e altas tiragens. Afinal, o barato vai sair caro, já que o brinde não terá utilidade nenhuma, ou muito pouca, na maioria das vezes.

Usual no dia a dia

A exemplo das bolsas térmicas personalizadas, que mencionamos anteriormente, também está a questão da utilidade para o dia a dia. Isto é, não adianta o brinde ser útil, mas não ser útil no dia a dia.

A utilidade no dia a dia de quem recebe é o que vai fazer o produto ser usado e a marca ser exposta. É isso que vai gerar branding e é isso que o projeto de marketing deve conquistar.

Produtos úteis, mas que não podem ser usados no dia a dia ou que vão passar a maior parte do tempo guardados, não são boas opções.

Não deve ser cafona

Alguns tipos de brindes até são úteis e podem ser usados no dia a dia – mas são cafonas. Esse tipo de produto também deve ser evitado, já que é um tipo de brinde que não vai agregar valor para a pessoa. Ela não vai se sentir motivada de usar no dia a dia e, portanto, não trará o impacto de marca necessário.

Lembre-se de reunir cada uma dessas necessidades na hora de criar um bom brinde de marca, projeto ou evento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 4 =