Perguntas Frequentes Sobre Lentes de Contato Dentárias ou Facetas de Porcelana

Se você está buscando renovar o seu sorriso certamente já ouviu falar nas Lentes de Contato Dentárias, muito popular, principalmente entre os famosos!

Este é um procedimento estético que gera muita dúvida e até uma certa polêmica! “Estraga os dentes?”, “vou ficar com um sorriso mentex?”, “soltam com facilidade?”. Essas são algumas perguntas que recebemos com frequência lá na clínica.

 Vamos esclarecer essas dúvidas para vocês!

As lentes de contato dentária ficaram conhecidas por esse nome por serem finas facetas de porcelana odontológica que são coladas na frente do dente, se parecendo com uma lente de contato ótica.  Essas finas facetas se tornam muito resistentes após cimentadas no esmalte do dente com cimentos modernos de alta resistência. Portanto não soltam com facilidade e não te impedem de comer os mesmos alimentos que você comeria com seus dentes. Lembrando que os excessos como morder coisas extremamente duras, abrir embalagens, hábitos de morder lápis ou canetas ou roer unhas também não são permitidos ao seu dente natural!

A durabilidade dessas facetas é um ponto que gera dúvida também.  As Lentes/facetas podem durar em torno de 15 anos ou mais quando o paciente mantem os cuidados com a higiene oral e visitas periódica ao dentista.  Como  tem ótima estabilidade de cor, não sofrem alteração com os pigmentos da alimentação, apresentando   um baixo custo de manutenção. 

E sobre o “dente Mentex”?

 As lentes/facetas dentárias não precisam, e na minha opinião, não devem ser muito brancas… Um sorriso clarinho é bem agradável, mas não se deve exagerar para que o resultado seja natural! 

Muitos pacientes usam as lentes para acertar a posição do dente, diferença de tamanho e cor, mas fazem as facetas da própria cor dos outros dentes, sem fazer grande alteração na cor. Não tem que ser branco para ser bonito! Vai do gosto e desejo de cada um! 

Não alterar muito a cor possibilita fazer o tratamento de forma parcial cobrindo apenas os dentes da frente para dar um “up” na estética do sorriso!

 Converse bastante com seu dentista sobre a cor desejada, veja amostras de dentes, para que não haja surpresas no final. É preciso que a comunicação seja intensa para alinhar as expectativas do resultado!

E o ponto mais crítico e que gera bastante dúvida é sobre o desgaste que é feito no dente. É preciso desgastar para colocar as Lentes/Facetas? A resposta é geralmente sim. Mas depende de cada caso. Se os dentes estiverem bem-posicionados e sem fortes alterações de cor e o objetivo for aumentar um pouco os dentes praticamente não há desgaste! Mas quando se tem um dente muito escurecido por um trauma ou tratamento de canal o desgaste será um pouco maior para que haja uma espessura suficiente para esconder o fundo escuro. Se o dente está muito torto na arcada e você não deseja alinhar através de um aparelho ortodôntico esse dente também sofrerá um desgaste maior. Tudo isso deve ser avaliado no planejamento e todos esses aspectos observados e conversados previamente.

E por fim devemos saber que as Lentes de contato/Facetas são procedimentos em sua maioria irreversíveis. Podem ser substituídas por outra faceta ou por outros procedimentos, por isso devem ser muito bem indicadas e planejadas!

Se deseja conhecer uma clínica Odontológica que realize procedimentos de aplicação de Lentes de Contato/Facetas na Barra da Tijuca, entre em contato com a Plage Odontologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × um =