O que é um Trocador de Calor?

É muito comum que a gente compre equipamentos eletroeletrônicos e os utilize sem saber como funcionam. Afinal, muitas vezes o funcionamento desses equipamentos é complexo e por isso fica realmente difícil entender o porquê das coisas.

No entanto, um dos componentes mais importantes para vários dos eletrodomésticos que você tem em casa, é o trocador de calor. Você já ouviu falar nele? Se você não sabe do que se trata, saiba que esse é um dos principais meios de funcionamento de um ar-condicionado, por exemplo.

A seguir, entenda tudo sobre o trocador de calor e para que ele serve.

Para que serve um trocador de calor?

O trocador de calor é um equipamento que serve para uma função muito clara em seu nome: trocar o calor. Ou seja, fazer com que uma temperatura seja condicionada a outra em questão de segundos. E, às vezes, até milésimos de segundos.

Esse componente é fundamental para que vários equipamentos eletrodomésticos funcionem corretamente. Principalmente aqueles que são movidos a energia, como é o caso do ar-condicionado.

O funcionamento do ar-condicionado dentro da sua casa só é possível graças a utilização de um trocador de calor, que faz o “trabalho duro” de gelar o ambiente sem que o ar-condicionado gaste muita energia.

Funciona assim: o ar-condicionado suga o ar quente do ambiente. Depois esse ar quente é levado até o trocador de calor, que devolve o mesmo ar para o ambiente, só que com uma temperatura muito menor (ou maior, dependendo da função do equipamento).

Esse é um exemplo prático de um item que talvez você tenha em casa. No entanto, o trocador de calor está também presente em vários outros processos, produtos e equipamentos.

Tipos de trocador de calor que existem

Existem vários tipos de trocador de calor. Desde os mais simples, até os mais complexos, pesados e avançados, que muitas vezes são usados em processos industriais. Veja alguns modelos de trocador de calor:

  • BP30 – Trocador de Calor a Placas Gaxetado.
  • BP60 – Trocador de Calor tipo Placa Gaxetado.
  • BW60M – Trocador de Calor a Placas Semi-Soldado.
  • BL100 – Trocador de Calor Tipo Placa Gaxetado.
  • BP150 – Trocador de Calor a Placas Gaxetado.
  • BW150B – Trocador de Calor Tipo Placa Semi-Soldado.
  • BP200 – Trocador de Calor a Placas Gaxetado.

Além desses modelos, existem outros. Por isso, é importante que você identifique a necessidade do seu projeto para encontrar o modelo ideal de trocador de calor para ele.

De maneira geral, o trocador de calor é um componente fundamental para que equipamentos e processos industriais funcionem corretamente. Seja para alterar a temperatura de líquidos ou gases.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 7 =