Entenda como o clareamento dental pode ajudar na saúde do seu sorriso

Existem diversas técnicas, tratamentos e procedimentos que são muito buscadas pelas pessoas para melhorar a qualidade dos dentes. Muitas vezes, esses procedimentos são necessários, principalmente quando ocorre algum problema na estrutura da arcada dentária. Em outros casos, pode ser um tratamento estético, como o clareamento dental.

Neste artigo, falaremos tudo sobre o processo de clareamento dental, explicando o por quê esse procedimento é tão procurado, como ele funciona, de que forma ele é importante, onde realizá-los, quais são os tipos, entre outros aspectos.

O que é clareamento dental?

Inicialmente, precisamos explicar mais a fundo do que se trata o clareamento dental, realmente.

Neste sentido, é importante destacar que esse é um tratamento estético, ou seja, é realizado para melhorar a estética dos dentes daqueles  que o procuram.

De modo geral, o clareamento dos dentes é um procedimento que visa modificar a coloração dos dentes, tornando-os mais esbranquiçados. 

Com o passar do tempo, é natural que a estrutura dentária sofra com mudanças na sua tonalidade, aparecendo diversos pontos amarelados, ou então tornando os dentes completamente amarelados, bem como pode ocorrer o surgimento de manchas.

O amarelamento dos dentes pode ocorrer de diversas maneiras, tendo diversas possíveis causas (bem como a junção de diversas delas) tais como:

  • Má higienização bucal;
  • Genética;
  • Envelhecimento;
  • Consumo excessivo de açúcares;
  • Tabagismo.

Dessa forma, o clareamento dos dentes é um processo que visa eliminar essa pigmentação amarelada e devolver a coloração branca para a arcada dentária. 

Mas, por ser um procedimento estético, seu ajuste pode ser entendido como algo mais superficial.

Por conta disso, ou seja, por não ser um tratamento que resolve problemas na estruturação dos dentes, o clareamento também pode ser conciliado com tratamentos como a lente de contato dental.

Afinal, a lente é uma película que, além de também trazer uma pigmentação mais clara para os dentes, pode agir em dentes específicos que tenham sofrido com quebras, por exemplo.

Como funciona o clareamento?

O procedimento do clareamento é químico. Na prática, são utilizados produtos à base de peróxido de hidrogênio que, ao entrar em contato com os dentes, quebram as moléculas pigmentadas.

Isso faz com que essa coloração amarela suma e os dentes fiquem brancos novamente.

Tipos de clareamento

Assim como em outros tratamentos odontológicos, que possuem mais de uma opção, como o uso de aparelhos, que podem ser diferenciados em móveis, fixos e aparelho invisivel, o clareamento dos dentes também possui mais de um método que pode ser utilizado. 

Confira algumas possibilidades:

  • Clareamento externo e interno;
  • Clareamento “caseiro”;
  • Clareamento em consultórios;
  • Clareamento entre tratamentos.

Cada um desses tipos de clareamento funciona de maneira específica, utilizando equipamentos e produtos diferentes, mas todos a base das substâncias clareadoras.

Neste contexto, é importante ressaltar que ao realizar um clareamento caseiro, também é necessário o acompanhamento odontológico para um efeito de mais qualidade e de modo a preservar a integridade da cavidade e dos dentes.

Nesse método, o profissional fornecerá um molde baseado na arcada dentária, o qual poderá receber a quantidade de gel clareador, sendo colocado na arcada para o tratamento. Com isso, retornos também se fazem necessários para avaliar a evolução do procedimento.

Já no consultório, além dos materiais clareadores, a ação pode ser ampliada com o uso de luzes específicas e até do laser, obtendo um resultado mais rápido e otimizado, principalmente em dentições com o amarelamento mais fixado.

Restrições

Apesar de ser um tratamento bastante abrangente, existem alguns grupos em que o clareamento dos dentes não é recomendado, por diversos motivos, como menores de 16 anos, gestantes, pessoas que estão amamentando e pacientes que possuem sensibilidade nos dentes.

Além disso, existem algumas medidas de atenção para as pessoas que estão realizando o tratamento, como reduzir o consumo de determinados alimentos que podem prejudicar o tratamento.

Nesse sentido, os principais grupos alimentares que devem ser evitados são aqueles que podem manchar a coloração dos dentes durante o tratamento, como café, suco de uva e beterraba.

Benefícios

Dificilmente alguém deseja chegar na vida adulta com os dentes prejudicados, até mesmo correndo o risco de perdê-los, por mais que existam procedimentos de qualidade como o implante dentário para substituí-los. 

Dessa forma, é muito importante cuidar adequadamente da higienização, realizando acompanhamento odontológico e mantendo atenção aos alimentos consumidos.

Além desses cuidados, tratamentos como o clareamento de dentes podem ser realizados para melhorar a estética do sorriso, ampliando ainda mais a beleza e o bem-estar dos pacientes.

Afinal, ele pode trazer diversos benefícios para os dentes e também para a autoestima das pessoas, já que diversos incômodos são reduzidos. 

Dentre as principais vantagens está ter um sorriso fortificado, branco e brilhante, o que é um desejo de muitas pessoas, já que é um dos primeiros pontos de contato.

Todos os tipos de clareamento dos dentes podem fazer com que a aparência seja renovada, trazendo uma pigmentação mais clara e elegante. 

Além disso, esse é um procedimento que pode ajudar a identificar problemas que fogem da aparência superficial das manchas, visto que a avaliação da cavidade deve ser realizada antes do tratamento.

Por fim, esse é um tratamento fácil de encontrar em clínicas odontológicas, demandando apenas a atenção ao apoio de um especialista em dentística e, para isso, basta uma pesquisa rápida sobre o assunto ou perguntar na clínica de confiança quanto custa um clareamento dental para encontrar aquele que melhor atende sua necessidade. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Link da imagem: https://br.freepik.com/fotos-gratis/dentista-realizando-clareamento-dos-dentes_6426136.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 4 =