As diferenças entre a área real e equivalente de um imóvel

Aprenda sobre área real e equivalente e saiba como calcular o total construído no terreno

Foto: Freepik 

Ao comprar um imóvel, uma das principais características que definem o valor a ser pago é o espaço total do terreno. Esse cálculo é feito a partir da soma da área real e da equivalente. Mas você sabe o que cada uma significa? 

Essas são algumas informações comuns no mercado imobiliário, por isso dominá-las faz toda a diferença para quem busca realizar um negócio vantajoso, seja na hora de vender ou comprar. 

Com esses dados em mãos, o proprietário ou comprador, tem autonomia para calcular o valor total do imóvel, tanto para saber precificar do modo correto, como para escolher o valor mais justo a ser pago entre as opções disponíveis em uma mesma região, por exemplo. 

Além de realizar uma boa escolha, conhecer mais sobre as áreas diminui as chances de ser iludido no momento da compra. Hoje os empreendimentos estão cada vez mais completos, com diversas áreas de uso compartilhado, que têm influência sobre a área do imóvel. 

Frente às diferentes definições de área, é importante conhecer onde encontrar as respostas corretas para não enfrentar um problema mais sério. 

Um deles é o memorial de incorporação, um documento público registrado no cartório que contém todos os elementos a respeito de um edifício e seus respectivos componentes. 

Outra ferramenta utilizada na hora de delimitar a área são as tabelas numéricas padronizadas da Norma Brasileira (NBR-12.721) prevista na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Neste documento aparecem os detalhes quantitativos da edificação, incluindo as áreas e as tipologias utilizadas para sua diferenciação. 

Agora que você já sabe a importância da área real e equivalente, além de quais ferramentas são utilizadas para a sua verificação, veja o que significa a denominação de cada área e evite erros na busca do imóvel. 

Área real: como defini-la em um imóvel?  

O termo ‘área real’ é popularmente conhecido no mercado imobiliário como ‘área privativa’, ou seja, se refere ao espaço que o proprietário do imóvel tem para seu uso individual e exclusivo. 

Esse total corresponde a todas as áreas internas de imóvel, em casa ou um apartamento, incluindo também o espaço correspondente à varanda e ao quintal. 

O metragem exata da área real deve constar na escritura do imóvel, documento público registrado em cartório, com as informações referentes a uma determinada unidade. 

Área equivalente: como calcular-la em um imóvel?  

Quando o termo ‘área equivalente’ é utilizado, ele corresponde a área  de um imóvel, somado aos espaços complementares, ou seja, às áreas comuns do condomínio, que são utilizadas junto aos demais moradores.  

Garagem no subsolo, portaria, hall de entrada são alguns exemplos de áreas que devem ser incluídas na hora de calcular a área equivalente. É importante ressaltar que cada espaço vai ser calculado conforme o custo do metro quadrado para a construção. 

Para chegar ao cálculo exato da área total do imóvel, é necessário definir um valor base de construção. Assim todos os valores em sequência devem sofrer alteração para mais ou para menos, influenciando então no preço a ser pago pelo imóvel. 

Ao definir o padrão de referência 1,0 por exemplo, os demais devem ser definidos a partir dele. Por exemplo, a cobertura coberta equivale a 1,0, já a cobertura aberta vale 0,25, o térreo 1,0 e assim por diante. 

Com os valores definidos, você deve dividir o valor de cada elemento pelo padrão definido como referência. Com o resultado de todos os itens em mãos, basta somar e você terá a área de equivalência do imóvel que deseja. 

Outros tipos de áreas utilizadas para definir um imóvel

Embora a área real e a área equivalente sejam os termos mais comuns para determinar o espaço de um apartamento à venda no Bairro Alto, não é incomum se deparar com outros termos complementares a esses. 

Relembrando, como vimos anteriormente, a área real corresponde a área privativa, para uso exclusivo do proprietário do imóvel. Já a área equivalente corresponde a área real mais área comum do edifício, utilizada pelos demais moradores. 

Também é possível se deparar com o termo área comum, que como vimos na área equivalente, representa os espaços que podem ser utilizados por todos os moradores do condomínio, isso é, hall de entrada, elevadores, escadas, garagem, academia, salão de festa, piscina, entre outros. 

Já o termo área útil costuma aparecer no projeto de interiores do imóvel. Essa classificação corresponde a todo e qualquer espaço que pode ser mobiliado e decorado pelo proprietário como quarto, sala e cozinha. 

Popularmente esse termo é conhecido como área de vassoura. Diferentemente da área real, essa medida não leva em consideração paredes e pilares, que costumam corresponder a 10% do imóvel. 

Como encontrar o imóvel com a área ideal para as necessidades 

Compreender cada uma dessas áreas em um imóvel pode ser um processo difícil, mas que faz toda a diferença na hora de comprar uma casa no Mercês

Com a área real e a área equivalente em mãos, fica ainda mais fácil identificar qual o tamanho do imóvel atende melhor às suas necessidades e de sua família, além de quanto será necessário desembolsar para fechar negócio. 

Antes de analisar os números, é preciso listar o que não pode faltar no seu imóvel, por exemplo a instalação de uma piscina ou de uma churrasqueira, para compreender quanto de espaço será necessário. 

A partir dessa visualização prévia, o recomendado é visitar o imóvel que você tem interesse, para observar se o espaço realmente vai ser suficiente, além do que mostram as especificações. 

Por fim, na hora de buscar o imóvel ideal para você, mantenha a atenção no valor indicado na área privativa. É essa medida que vai determinar o quanto de imóvel você poderá aproveitar para uso pessoal. 

Em novos empreendimentos, você ainda pode contar com benefícios no valor do condomínio, além de espaços como varanda ou cobertura, para uso privativo. Analise a planta, visite o imóvel e conheça as possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − dois =