Saúde

Como Limpar Corretamente os Dentes?

Manter uma higiene bucal adequada é essencial para a saúde dos dentes e gengivas. A limpeza correta dos dentes envolve escovar os dentes regularmente, usar fio dental e visitar o dentista para uma limpeza profissional. 

Manter a limpeza adequada dos dentes é crucial para a saúde bucal. 

Neste artigo, discutiremos as etapas e técnicas para limpar corretamente os dentes e manter um sorriso saudável. Aqui estão as etapas para limpar corretamente os seus dentes:

  • Escolha a escova certa: Use uma escova de dentes com cerdas macias que não danifiquem suas gengivas. A cabeça da escova deve ser pequena o suficiente para alcançar todas as áreas da boca.
  • Use pasta de dente com flúor: A pasta de dente com flúor ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e a prevenir cáries.
  • Técnica correta de escovação: Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à linha da gengiva. Escove a superfície externa de cada dente, superior e inferior, com movimentos para frente e para trás e em pequenos círculos. Repita na superfície interna de cada dente. Em seguida, escove as superfícies de mastigação dos dentes.
  • Não se esqueça da língua: A escovação da língua ajuda a remover bactérias e a evitar mau hálito. Use a escova ou um raspador de língua.
  • Use o fio dental: O fio dental remove a placa bacteriana e os restos de alimentos entre os dentes e ao longo da linha da gengiva onde a escova não consegue alcançar. Use um pedaço de fio dental de cerca de 45 cm, enrole a maioria ao redor de um dedo médio e o restante ao redor do mesmo dedo da outra mão. Segure o fio dental firmemente entre os polegares e indicadores e deslize-o suavemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Enxágue: Após a escovação e o uso do fio dental, enxágue a boca com água para remover os restos de pasta de dente e qualquer placa bacteriana ou alimentos desalojados.
  • Troque de escova regularmente: A American Dental Association (ADA) recomenda trocar a escova de dentes a cada três a quatro meses, ou antes, se as cerdas estiverem desgastadas.
  • Visite o dentista regularmente: A limpeza profissional é necessária para remover o tártaro (placa bacteriana endurecida) e detectar possíveis problemas de saúde bucal. A maioria dos dentistas recomenda uma visita a cada seis meses.

Lembrando que cada pessoa tem sua particularidade e algumas podem precisar de cuidados específicos recomendados por um profissional da saúde bucal. Portanto, é sempre bom ter um acompanhamento regular com seu dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 3 =