Aparelho Metálico: Entenda mais sobre este Produto
É verdade que o aparelho metálico é um dos tratamentos odontológicos mais populares e famosos entre todos, justamente por muitas pessoas já o usarem, principalmente durante a adolescência.
Afinal, esse procedimento tem como objetivo arrumar a arcada dentária devido aos dentes tortos, por consequência de chupetas e mamadeiras usadas na infância, por exemplo.
Entretanto, mesmo sendo extremamente conhecido, muitas pessoas não sabem direito como cuidar do aparelho, ou até mesmo como fazer a higienização correta dos dentes durante o uso dele.
Assim como não tem conhecimento dos diferentes tipos de aparelhos, que cada dia ficam ainda mais modernos e tecnológicos.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os aparelhos metálicos, entendendo qual a diferença dos mais tradicionais para os alinhadores invisíveis.
Assim como veja como fazer a sua higienização e como cuidar desse tratamento para que ele se dê da melhor forma, com o objetivo de alcançar os resultados desejados.
O que é o aparelho metálico?
Pode parecer bobo, mas muitas pessoas não sabem que um aparelho metálico nada mais é do que um utensílio muito utilizado no tratamento ortodôntico para alinhar a posição dos dentes.
Esse tratamento pode ter objetivos estéticos, como também funcionais, já que muitos pacientes acabam tendo sua mordida prejudicada com os dentes tortos.
Além disso, é necessário saber que existem vários tipos de alinhadores, como é o caso do aparelho invisível, que é um dos mais tecnológicos.
Entretanto, o mais utilizado e mais tradicional é justamente o aparelho metálico, que como o nome mesmo já diz, é composto de fios metálicos, bandas e bráquetes.
Esse tipo de aparelho, além de ser o mais utilizado, é indicado especialmente para crianças, uma vez que ele pode ser um dos mais resistentes, e também conta com uma manutenção facilitada.
Em síntese, os braquetes metálicos têm o papel de fazer pressão sobre os dentes de maneira coordenada pelo dentista e assim, conseguir fazer movimentos na arcada dentária e acertar a posição dela para um sorriso mais estético e uma mordida correta.
Porém, como já mencionado anteriormente, já existem outros tipos de alinhadores, como o aparelho ortodôntico invisível, que contam com outras tecnologias e trabalham nos dentes de forma diferentes.
Porém, também conseguem chegar ao mesmo resultado, até mesmo de forma mais rápida em muitas das vezes.
Como ocorre o uso do aparelho metálico?
O uso desse tipo de aparelho deve ser indicado por um profissional dentista, que por sua vez solicitará o tratamento depois de avaliar a arcada dentária do paciente e solicitar os devidos exames, que normalmente não passa de um raio-x panorâmico da boca para identificar a posição de todos os dentes do paciente.
Depois disso, é preciso realizar o molde dos dentes para que o aparelho possa ser devidamente confeccionado.
Depois de aplicado, o paciente precisa realizar uma manutenção do aparelho de acordo com o prazo solicitado pelo dentista, para que o mesmo possa apertar ou folgar ele, que é justamente quando ocorre a troca de cor das famosas borrachinhas.
Vale a pena destacar que em alguns tipos de aparelho dentário invisível também é necessário realizar manutenções.
Isso porque, alguns desses aparelhos mais estéticos são semelhantes ao tradicional, quando a grande diferença se dá na aparência mais natural e menos aparente dele.
Qual o período do tratamento com este produto?
Muitas pessoas acabam passando mais de 10 anos com aparelho dentário, o que é uma coisa completamente inconcebível.
Uma vez que, de acordo com os especialistas, por mais difícil que seu caso seja, ao colocar o aparelho dentário metálico tradicional, o seu tratamento pode levar no máximo 2 anos.
É importante destacar que ao escolher outros tipos de aparelhos, que sejam mais tecnológicos, esse tempo máximo pode ser ainda mais curto. Para saber mais, basta pesquisar por: “aparelho invisível preço”.
Quais os cuidados devemos tomar com o produto?
Apesar de ser considerado como um dos aparelhos mais irresistíveis, é preciso tomar alguns cuidados para garantir essa resistência, bem como o bom funcionamento e limpeza do seu alinhador para que o tratamento não gere doenças bucais, como cáries e gengivite.
Sendo assim, alguns dos principais cuidados que devem ser adotados por um paciente que usa aparelho dentário metálico fixo são:
- Manter uma boa higienização dos dentes;
- Manter uma boa higienização do aparelho;
- Evitar ao máximo a quebra do aparelho;
- Usar os acessórios, recursos e auxiliares como planejado;
- Manter as consultas em dia.
Desse modo, é preciso seguir todas as dicas e cuidados recomendados para ter um tratamento correto e adequado.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.