Saúde

Gengivoplastia: Quem pode fazer? Prós e Contras

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica dentro da gengiva para deixar ela em um formato mais assimétrico e harmônico. Apesar de ser um procedimento considerado complicado, pode fazer uma grande diferença no sorriso, de modo geral. 

Quando o assunto é saúde bucal e o cuidado do sorriso para algo mais harmônico, as pessoas sempre pensam em procedimentos para os dentes, como uma limpeza e clareamento dental preço

Entretanto, existem alguns problemas gengivais que podem afetar o sorriso, como é o caso dos dentes grandes, porque a gengiva está com um tamanho menor do que o normal. 

Por conta disso, um procedimento como a gengivoplastia é o ideal para deixar ela em um tamanho harmônico e assimétrico. 

Dessa forma, caso queira entender mais sobre a gengivoplastia e as vantagens de fazer uma cirurgia como essa, basta continuar a leitura. 

O que é o procedimento de gengivoplastia? 

Muitas pessoas apresentam um sorriso gengival, que seria uma grande quantidade de gengiva que fica exposta no momento de sorrir. 

Portanto, a gengivoplastia é o procedimento que tem como principal função arrumar as gengivas para deixar elas harmônicas e assimétricas com o formato do seu sorriso. Então, é uma operação extremamente essencial para a saúde bucal, assim como uma cirurgia mandibular atm

Essa cirurgia é feita da seguinte forma: Primeiramente, é feito alguns exames pré-operatórios, como moldagens, raio-X e diversas outras coisas para deixar a boca extremamente preparada para o momento do procedimento. 

Durante o procedimento, a primeira etapa é realizar uma antissepsia da região da boca para que não tenha nenhuma bactéria ou microrganismo no local. Depois disso, vem uma anestesia em forma de medicamento para que o paciente não sinta nenhuma dor no momento da operação. 

Agora, para a cirurgia, o dentista avalia quais ferramentas serão necessárias naquele momento, que pode ser desde um bisturi até um laser elétrico. Os mecanismos corretos são sempre avaliados pelo profissional quando a operação estiver sendo feita. 

Vale ressaltar que existem dois tipos de modos que podem ser feitos no momento da cirurgia, como uma retirada da gengiva que está excedendo ou até mesmo uma retração, que é quando ela está muito pequena e assim, são usados enxertos para completar a região. 

Existem diversas vantagens em realizar uma cirurgia como essa. O maior deles está em uma aparência que seja mais valorizada, isso é, esse procedimento consegue deixar o seu sorriso assimétrico ao tratar as gengivas. 

Outro benefício está na preservação da saúde bucal. Isso porque, gengivas desalinhadas podem provocar uma dificuldade no momento da escovação. 

Então, ao fazer esse procedimento, é possível alinhar elas novamente e manter uma higienização completa, sem maiores problemas. 

A gengivoplastia é indicada para pessoas que sofrem problemas gengivais, causados por algumas doenças bucais, como a periodontite. Portanto, alguns dos outros casos que podem ser indicados esses procedimentos são: 

  • Retração gengival;
  • Sorriso gengival;
  • Hiperplasia gengival;
  • Motivos indicados vindos de doenças bucais. 

É necessário ressaltar que independente dos casos em que a cirurgia seja feita, é preciso sempre um exame raio-x antes, assim como uma radiografia periapical preço

Por que algumas pessoas têm dentes grandes?

Assim como visto anteriormente, existem alguns motivos considerados essenciais para a necessidade de realizar uma gengivoplastia. 

Porém, um dos fatores considerados essenciais para os dentes grandes é a recessão gengival, que é quando a gengiva está muito pequena e os elementos dentários aparentam estar maiores do que o normal. 

Entretanto, existem outros motivos que podem ser citados para os dentes grandes, como por exemplo: 

  • Macrodontia;
  • Traumas;
  • Inflamações;
  • Hábitos de chupar o dedo; 
  • Respiração pela boca. 

Assim como visto também, uma excelente opção de tratamento é uma cirurgia de gengivoplastia para repor o tecido gengival e deixar os dentes em um tamanho considerado adequado. 

Além disso, existem outros tratamentos que também podem ser realizados, como um ortodôntico, que é o caso de um aparelho de dente

Outro tratamento que também pode ser recomendado é o contorno estético, que é quando são utilizados discos de lixa para realizar um bom acabamento para desgastar os dentes de forma superficial e aprimorar o seu contorno. 

Dessa forma, independente do tratamento escolhido, é possível deixar os dentes em um tamanho considerado adequado e manter um sorriso sempre belo e saudável. 

Para finalizar, é fundamental sempre ir para uma clínica de dentista com o objetivo de se consultar com um profissional dentista e verificar qual o melhor para o seu caso ou até mesmo para maiores informações. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − quatro =