O que fazer quando a criança sofre um trauma dentário?
Quebrar o dente acidentalmente na infância ou mesmo na idade adulta é um acontecimento bastante comum, infelizmente! E é preciso uma ação rápida para tentar minimizar os possíveis danos que podem ocorrer.
Muitos danos, inclusive danos permanentes, podem acontecer dependendo do trauma ocorrido. É preciso um atendimento odontológico imediato para que uma avaliação do caso para tentar minimizar os possíveis danos. Por vezes, apenas um procedimento restaurador simples será suficiente para resolver o dano, mas muitas vezes outras medidas podem ser necessárias como tratamento de canal.
Após o tratamento da condição inicial ter sido concluído é muito importante é o acompanhamento clínico e radiográfico do caso. Pois muitas situações podem ocorrer tardiamente ao trauma sofrido. Desde a alteração da coloração do dente, que pode indicar a necrose do dente, até a reabsorção da raiz. Fique atento!
Um tipo de trauma que pode acontecer não envolve a fratura do dente, mas sim a avulsão dele (quando o dente sai inteiro da arcada dentária). Nesse tipo de trauma é importantíssimo tentar achar o dente para uma possível reimplantação. No caso de avulsão encontre o dente, lave-o em soro, leite ou até mesmo na saliva do próprio e tente recolocar o dente no lugar na arcada e mantenha pressionado no lugar com um auxílio de uma gaze. Evite pegar o dente pela raiz. Procure atendimento especializado imediatamente.
Se não for possível reimplantar o dente imediatamente, coloque o dente em soro ou leite para evitar a desidratação (a água não é ideal, mas ainda é melhor que mantê-lo seco) e procure uma emergência odontológica imediatamente.
Quer saber mais? Visite o site da Clínina Odontológica Plage Odontologia.