File server: importância, modelos e aplicações da solução nas empresas
Nas suas operações de trabalho, toda empresa gera dados que precisam ser centralizados e armazenados de forma segura. Para cumprir esse papel, o cloud file server reúne os arquivos criados, editados e excluídos pelos colaboradores todos os dias, só que na nuvem.
Investigando o papel da solução: o que é file server?
O file server trata-se de uma aplicação em computador ou servidor para armazenar documentos, pastas e demais dados corporativos, que ficam disponíveis para o acesso dos colaboradores da organização.
Na prática, a solução é baseada em sistemas operacionais como Windows ou Linux, contendo hardwares e softwares que compartilham todos os tipos de arquivos importantes para as rotinas de trabalho do negócio.
Quais são os objetivos do servidor?
Como conferimos, a principal função do file server é possibilitar o acesso de múltiplos usuários aos arquivos armazenados, além de prover espaço disponível para todo o repositório de arquivos.
Quais as vantagens do file server?
Alinhada às necessidades dos nossos tempos hiperconectados, o file server na nuvem conta com uma série de vantagens valiosas. Confira algumas:
- acessibilidade para computadores, tablets e smartphones de forma remota;
- segurança no compartilhamento de arquivos;
- gestão simplificada e sem a necessidade de manutenção técnica;
File server na nuvem: como funciona?
Trazendo mais competitividade, operações modernizadas e produtividade para o time, o servidor em nuvem habilita o acesso dos colaboradores aos arquivos a qualquer momento e de onde estiverem, desde que seus dispositivos estejam conectados à internet.
Conclusão
O file server é uma solução indispensável para os processos de trabalho dos negócios. Na prática, as necessidades de cada empresa vão guiar o melhor modelo de implantação do servidor, com a possibilidade de uma abordagem híbrida que combine infraestrutura física e de nuvem para um desempenho de qualidade do ambiente de TI.