File server: importância, modelos e aplicações da solução nas empresas

Nas suas operações de trabalho, toda empresa gera dados que precisam ser centralizados e armazenados de forma segura. Para cumprir esse papel, o cloud file server reúne os arquivos criados, editados e excluídos pelos colaboradores todos os dias, só que na nuvem.

Créditos: RawPixel

Investigando o papel da solução: o que é file server?

O file server trata-se de uma aplicação em computador ou servidor para armazenar documentos, pastas e demais dados corporativos, que ficam disponíveis para o acesso dos colaboradores da organização. 

Na prática, a solução é baseada em sistemas operacionais como Windows ou Linux, contendo hardwares e softwares que compartilham todos os tipos de arquivos importantes para as rotinas de trabalho do negócio. 

Quais são os objetivos do servidor? 

Como conferimos, a principal função do file server é possibilitar o acesso de múltiplos usuários aos arquivos armazenados, além de prover espaço disponível para todo o repositório de arquivos. 

Quais as vantagens do file server? 

Alinhada às necessidades dos nossos tempos hiperconectados, o file server na nuvem conta com uma série de vantagens valiosas. Confira algumas:

  • acessibilidade para computadores, tablets e smartphones de forma remota;
  • segurança no compartilhamento de arquivos;
  • gestão simplificada e sem a necessidade de manutenção técnica; 

File server na nuvem: como funciona? 

Créditos: creativeart

Trazendo mais competitividade, operações modernizadas e produtividade para o time, o servidor em nuvem habilita o acesso dos colaboradores aos arquivos a qualquer momento e de onde estiverem, desde que seus dispositivos estejam conectados à internet. 

Conclusão 

file server é uma solução indispensável para os processos de trabalho dos negócios. Na prática, as necessidades de cada empresa vão guiar o melhor modelo de implantação do servidor, com a possibilidade de uma abordagem híbrida que combine infraestrutura física e de nuvem para um desempenho de qualidade do ambiente de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 1 =