Aparelho invisivel x tradicional: principais diferenças

Um belo sorriso pode transformar a vida de uma pessoa. Desse modo, surgiu o aparelho invisível que revolucionou a indústria de ortodontia. 

Ele consiste em um tratamento digital, conveniente e de resultado muito visível.

O que é o aparelho invisível?

O aparelho dentário invisível lembra bastante uma placa de clareamento. O sistema convencional utiliza uma série de peças coladas aos dentes chamadas de bracket, usando fios ortodônticos que são presos a eles para a movimentação.

Mas como seria possível fazer o tratamento ortodôntico utilizando essas placas? 

Na realidade, não é apenas uma placa que vai fazer essa movimentação ortodôntica, e sim uma sequência delas que farão isso.

Essa sequência pode conter quantas placas forem necessárias. O chamado aparelho invisível é normalmente trocado a cada uma ou duas semanas, dependendo da situação.

Então, toda semana o cliente abrirá uma embalagem da sequência e irá tirar o alinhador que foi customizado e fabricado, com o planejamento digital tridimensional.

Como essas placas fazem a movimentação dos dentes?

O primeiro passo consiste em escanear a boca do paciente, e para isso, é necessário um modelo digital tridimensional.

A partir do momento que tem um modelo digital, ele passa a realizar todos os movimentos dentários nesse ambiente.

Isso significa que o paciente vai enxergar a situação inicial e no final, além disso, verá toda a sequência de movimentação de cada dente.

Cada uma dessas etapas para colocar o aparelho ortodôntico invisível, vai ser impressa por uma impressora 3D. Em cima deles, serão estampados os alinhadores.

No período em que o ortodontista recebe os seus aparelhos e passa as orientações de uso, cabe ao paciente fazer a troca de acordo com as recomendações do profissional.

Normalmente estes aparelhos são utilizados de 20 á 22 horas por dia, sendo removidos somente durante a alimentação e a escovação.

Aparelho invisível e fixo, quais as diferenças?

Ambos tratamentos são bons e eficientes, mas existem alguns pontos que eles são diferentes, como: 

  • Previsibilidade;
  • Estética;
  • Conforto;
  • Higienização.

A primeira grande vantagem do aparelho invisível, é a previsibilidade, isso faz com que o paciente tenha uma noção de como vai ficar o tratamento no final.

  1. Estética

Esse tipo de aparelho não aparece, por isso, a estética dele é muito melhor do que o convencional.

Vale ressaltar também que existem alguns desses procedimentos que podem servir como tratamento ortodônticos, como é o caso das facetas de resina.

  1. Facetas de resina

São películas finas aplicadas nos dentes que podem ser utilizadas para correção quando existem problemas simples, como por exemplo, o diastema, os espaços que muitas pessoas têm nos dentes da frente.

As facetas podem alterar a forma e melhorar a coloração dos dentes, e também são procedimentos ideais para quem prefere algo mais discreto.

  1. Conforto

Outra grande vantagem é o conforto. O aparelho fixo possui bracket e fios para a realização do tratamento.

Porém, esses dois materiais utilizados podem causar ferimentos na boca, e até mesmo, um desconforto durante a alimentação.

Com o aparelho invisível, o paciente estará livre dessas dificuldades, porque as placas não machucam e se encaixam perfeitamente na boca.

  1. Higienização

Esse é um dos principais fatores quando se trata de tratamentos ortodônticos.

Ao fazer uso do aparelho fixo, é necessário ter dois tipos de escova e um passa fio, para que a higienização possa ser feita de forma precisa.

No aparelho invisível, isso se torna mais simples, pois só vai precisar de uma escova com uso comum diariamente, e então, já é possível fazer a higienização.

  1. Manutenção

Durante o tratamento com os aparelhos convencionais, é preciso ativar ele. Dependendo do caso, em torno de 21 a 28 dias.

No aparelho invisível, podem ser marcadas consultas até mesmo depois de 40 dias, porque o aparelho vai funcionando, conforme o paciente vai trocando os alinhadores em casa. O dentista pode até fazer o acompanhamento de forma on-line, através de fotos.

Como este aparelho invisível é feito de modo digital, existe a movimentação de todos os dentes ao mesmo tempo. 

Então, na grande maioria dos casos, ele acelera o tratamento sem forçar a parte biológica, sendo mais rápido do que um aparelho convencional.

É importante buscar bem sobre a qualidade ao iniciar o tratamento. Procure entender sobre o aparelho invisível preço, sempre levando em consideração o custo-benefício e a qualidade.

Para fazer a escolha de qual tratamento vai iniciar é importante que coloque na balança as vantagens e as desvantagens, e qual irá compensar mais.Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 + 10 =