Qual deve ser o Primeiro Ultrassom na Gravidez?
Além de buscar saber quando fazer ultrassom na gravidez, muitas mulheres têm dúvidas com relação ao tipo de ultrassom que deve ser feito em cada etapa. Por isso, entender para que serve cada tipo de exame de imagem é fundamental para garantir uma escolha mais assertiva e, assim, possibilitar uma gestação mais tranquila e saudável.
Qual deve ser o primeiro ultrassom na gravidez?
Antes de qualquer coisa, é importante compreender que o primeiro exame de ultrassom na gestação acontece por volta da quinta semana. Isso significa que o exame acontece bem no comecinho da gestação, quando o embrião ainda é muito pequeno. Para se ter ideia, nesta fase o embrião pode ter o mesmo tamanho que uma semente de maçã, ou seja, é muito pequeno.
Desse modo, não é todo tipo de exame de imagem que será capaz de captar os traços desse embrião e, por isso, o transvaginal é o primeiro ultrassom que a mulher deve fazer na gestação.
Por meio dele, torna-se viável ter mais detalhes sobre os primeiros sinais da gestação. Trata-se de um procedimento indolor e relativamente rápido.
Vale ressaltar, ainda, que na quinta semana de gestação é bastante comum ter dificuldade para enxergar o embrião, pois de fato ele possui um tamanho muito pequeno. Mas não se preocupe! Conversar com o médico durante o ultrassom é bem importante para garantir a tranquilidade durante o processo.
Importância de fazer o ultrassom na gravidez
Agora que você já sabe qual deve ser o primeiro e quando fazer ultrassom na gravidez, lembre-se de outra premissa importante: esse exame de imagem é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar tanto do feto, quanto da própria mãe.
Por isso, não negligencie esse acompanhamento médico durante a gestação. Procure um especialista próximo de você e faça os exames periódicos e necessários. Acima de tudo, você ainda terá um contato maior com a imagem do seu futuro bebê, e isso pode ser bem recompensador.